(Este curso é realizado apenas em regime de formação intraempresas e adaptado à realidade de cada empresa).
Sistemas de compartimentação com qualificação de resistência ao fogo e ao fumo, e respetivos acessórios, e produtos de proteção contra o fogo por isolamento térmico.
Conteúdo Programático da Formação especifica – Quadro II do Anexo ao Regulamento do Despacho nº 11832/2021
ENQUADRAMENTO
O mais recente Despacho 6868/2023 de 13 de janeiro, procede à primeira alteração ao Regulamento aprovado pelo Despacho nº 11832/2021 de 16 de novembro, que define os requisitos para o reconhecimento pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) da capacidade técnica dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).
.
Para efeitos da acreditação pela ANEPC, os técnicos devem frequentar obrigatoriamente a Formação Geral e a Formação Específica referente ao equipamento e sistema para o qual se pretendem registar, (sendo indiferente a ordem pela qual realizam as respetivas formações).
.
O presente curso apresenta formação específica e as regras que devem ser adotadas pelos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): Sistemas de compartimentação com qualificação de resistência ao fogo e ao fumo, e respetivos acessórios, e produtos de proteção contra o fogo por isolamento térmico.
PROGRAMA
Exigências regulamentares, nomeadamente o Regulamento Técnico de SCIE, notas técnicas da ANEPC, normas, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis
Noções físicas elementares de transmissão de energia calorífica
Unidades de temperatura — graus centígrados, Kelvin e Fahrenheit
Conceito de fluxo de energia calorífica
Processos de transmissão de energia calorífica — condução, radiação, convexão
Transmissão de energia calorífica por condução, Lei de Fourier — conceito de condutividade térmica e unidades
Transmissão de energia calorífica por radiação, Lei de Stefan - Boltzmann.
Conceito de emissividade e constante de Stefan - Boltzmann e unidades
Transmissão de energia calorífica por convecção, taxa de transmissão convectiva
Efeito de isolamento térmico, conceito de resistência térmica
Curva de incêndio padrão, curvas de incêndio nominais e curva de incêndio natural e parametrizada
Efeito do isolamento térmico, determinação da temperatura atingida por um elemento metálico sob a ação do incêndio
Euroclasses de resistência ao fogo — nomenclatura
Definições
Elementos estruturais e de compartimentação
Elementos de revestimento e decoração
Resistência e reação ao fogo dos materiais de construção
Características dos edifícios
Principais materiais utilizados
Formas de compartimentação
Fachadas e Coberturas
Avaliação de conhecimentos (exame teórico)
.
OBJETIVO
Dar cumprimento aos requisitos de qualificação dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação e/ou manutenção de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios estabelecidos pelo Despacho nº 11832/2021, de 30 de novembro, para efeitos da sua acreditação pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
DESTINATÁRIOS
Técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): Sistemas de compartimentação com qualificação de resistência ao fogo e ao fumo, e respetivos acessórios, e produtos de proteção contra o fogo por isolamento térmico.
.
PRÉ-REQUISITOS
Todos os formandos deverão possuir a escolaridade mínima obrigatória.
Aqueles que pretenderem inscrever-se como técnicos de sistemas de para-raios na ANEPC, terão que frequentar também a formação geral (e cumprir com o previsto no QUADRO I no Anexo ao Regulamento).
.
Os técnicos com registo ativo na ANEPC, ao abrigo do artigo 15.º - A do Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro, estão dispensados da frequência da formação geral.
Aqueles técnicos que pretendem inscrever-se na ANEPC deverão realizar a formação específica no equipamento e a formação geral (a ordem da sua realização é indiferente, podendo primeiro fazer a formação específica e depois a formação geral ou vice versa.
DATAS
A definir
HORÁRIO
A definir
LOCAL
*Formação teórica à distância (online), através da plataforma ZOOM,
Presencial: Formação prática ministrada presencialmente nas instalações do GRUP IEP no Porto/Matosinhos, no âmbito de uma parceria com empresa especializada em de Sistemas de compartimentação com qualificação de resistência ao fogo e ao fumo, e respetivos acessórios, e produtos de proteção contra o fogo por isolamento térmico.
FORMADOR
Equipa de formadores qualificados do GRUPO IEP.