IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA LOCKOUT TAGOUT | B-learning
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO | 14 horas Data: 16/02/2023
Custo: 250€ + iva
ENQUADRAMENTO
Em ambiente laborais, nomeadamente industriais (mas não só), existem uma serie de metodologias e procedimentos para mitigar o risco de acidente e assim manter os postos de trabalhos mais seguros, estas regras tornam-se ainda mais relevantes quando falamos das atividades de manutenção ou reparação de máquinas, instala ou equipamentos.
Nesse sentido e focando-nos, essencialmente, nas áreas onde existe maior interação com máquina instalações e equipamentos com energias perigosas que se possam manifestar de forma descontrolada e intempestiva, o Lockou Tagout, também conhecido por LOTO ou Bloqueio e Sinalização, assume um papel de extrema importância nos ambientes acima referidos e mais ainda quando a não utilização deste tipo de procedimentos é considerado desrespeito pela lei Portuguesa.
Dentro desse contexto, o LOTO, é um conjunto de procedimentos e aplicação de dispositivos de bloqueio e sinalização, que pode contribuir para a redução de acidentes, na proteção dos trabalhadores.
Sabe-se que 15 a 20% dos acidentes de trabalho estão relacionados com trabalhos de manutenção e estes, na sua maioria, são causados pela libertação descontrolada de energias perigosas. A implementação de um sistema LOTO robusto e adequado à realidade de cada empresa é a melhor forma de prevenir e controlar este tipo de acidentes, evitando assim acidentes graves que podem mesmo resultar em lesões graves (amputações, queimaduras…) e em morte.
De acordo com a norma OSHA 1910.147 (Occupational Safety and Health Administration) sobre o controlo das energias perigosas (Bloqueio/Sinalização), as empresas industriais devem recorrer aos procedimentos adequados de bloqueio e etiquetagem dos sistemas de isolamento de energia.
A nível nacional de acordo com o nº 5 do art.º 15º da Lei 3/2014, são obrigações do empregador: …” Sempre que seja necessário aceder a zonas de risco elevado, o empregador deve permitir o acesso apenas ao trabalhador com aptidão e formação adequadas, pelo tempo mínimo necessário”. No mesmo diploma refere-se no nº 1 do art.º 20º: … “O trabalhador deve receber uma formação adequada no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho, tendo em atenção o posto de trabalho e o exercício de atividades de risco elevado”. O art.º 19º do Dec. Lei 50/2005 refere: ..." Para efetuar as operações de produção, regulação e manutenção dos equipamentos de trabalho, os trabalhadores devem ter acesso a todos os locais necessários e permanecer neles em segurança" e no art.º 21º do mesmo diploma refere: ..."Os equipamentos de trabalho devem dispor de dispositivos claramente identificáveis, que permitam isolá-los de cada uma das suas fontes externas de energia".
Este curso foi pensado em todos aqueles que pretendem ter um ambiente laboral mais seguro para seus trabalhadores, nomeadamente em locais onde são desempenhadas operações de produção, regulação e manutenção de máquinas e/ou instalações.
PROGRAMA
1 - Fundamentação da Metodologia
Previsão e riscos;
Distinção entre perigo e risco;
Distinção entre lei e norma;
Legislação em vigor relacionada com Bloqueio e Sinalização;
Normas internacionais que regulamentam o Bloqueio e Sinalização.
Identificar as vantagens da utilização do Bloqueio e Sinalização;
Casos reais da metodologia já implementada;
.
2 - Implementação de sistema de Bloqueio e sinalização
Identificar as vantagens da utilização do Bloqueio e Sinalização;
Casos reais da metodologia já implementada;
Como planear a distribuição dos dispositivos de Bloqueio e Sinalização;
Como criar rotinas de Bloqueio e Sinalização;
Como identificar as energias perigosas;
Como isolar a energias identificadas.
Criar rotinas de Bloqueio e sinalização;
Criar painéis para dispositivos de Bloqueio e Sinalização;
.
3 - Trabalhos Práticos
Cada trabalho prático comportará três fases: preparação, execução e análise crítica.
Preparação dos Trabalhos
Regulamentação aplicável
Meios de trabalho: Ferramentas, EPI´s e EPC´s necessários;
Execução e Análise Crítica dos Trabalhos em quadros elétricos de distribuição
.
DESTINATÁRIOS
Técnicos Superiores de Segurança no Trabalho;
Responsaveis Técnicos de Manutenção Industrial;
Responsaveis Técnicos de manutenção de Imoveis;
Técnicos de manutenção industrial e outros profissionais das áreas técnicas.
.