QUALIDADE DE ENERGIA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
A aplicação de cargas não lineares em instalações elétricas trás uma série de benefícios de operação, controle e eficiência energética. Os acionamentos estáticos aplicados no processo inserem no sistema elétrico das instalações correntes com características distintas das cargas lineares. Nesse caso verifica-se a existência de correntes elétricas diferentes da frequência fundamental e que circulam entre as fontes e as cargas. Essas correntes chamadas de correntes harmônicas possuem frequências múltiplas daquelas da frequência fundamental.
Por conta da circulação dessas correntes as instalações estarão sujeitas a tensões harmônicas, que dependerão das correntes e das impedâncias de cada parte das instalações. As corrente e tensões passam a apresentar distorções em suas formas de onda, originalmente senoidais.
Especificamente a distorção de tensão harmônica causa impactos na operação das outras cargas com impactos na confiabilidade do sistema.
A situação pode ser agravada caso seja necessário a instalação de capacitores para correção de fator de potência com o fenômeno da ressonância harmônica com ocorrência de sobretensões não suportáveis e queima de capacitores e outros componentes.
O curso abrange a identificação, técnicas de medição, aspectos de tolerância, sensibilidade e normalização e soluções com aplicações de casos reais.
Serão apresentados os modelamentos e indicadores aplicáveis, metodologia de cálculo de correntes e tensões em sistemas com correntes e tensões harmônicas, aplicação de filtros e soluções, exercícios e casos reais, e aspectos de responsabilidade e relação com as distribuidoras e consumidores.
Este curso foi criado a pensar em todos aqueles que atuam nas fases de Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos.
Informações
Formador
Data
28, 29 e 30 de janeiro de 2026
Duração
9 horas
Horário
18:30h - 21:30h
Local
Modalidade
Valor
Conteúdos
Objetivos
No final desta ação, os participantes deverão estar aptos a:
Caracterizar o fenómeno das harmónicas em corrente e tensão em instalações eléctricas de BT e de outros fenómenos eléctricos causadores de perturbações no funcionamento de uma instalação eléctrica em BT
Identificar as melhores soluções técnicas para resolução dos problemas causados por perturbações eléctricas nas redes de distribuição e nas instalações de baixa tensão.
Programa
MÓDULO I - DEFINÇÕES DE CARGAS LINEARES E HARMÓNICAS
Aspetos de fontes e cargas em tensão alternada
Características das cargas lineares e não lineares
As correntes e tensões harmônicas, definições e modelamentos
Causas e efeitos nas instalações elétricas.
Aspetos do ponto de conexão e outros barramentos. A imunidade das cargas
Exemplos e exercícios
MÓDULO II - MEDIÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DAS HARMÓNICAS
Conceitos de medições
Práticas de identificação
Características de instrumentos de medição de QEE
Interface instrumento e software
Discussão sobre limites e normalização
Emissão de relatórios
MODULO III - COMPENSAÇÃO REATIVA E RESSONÂNCIA
Por que compensar a energia reativa
MÉtodos de compensação
A ressonância
Efeitos da ressonância
MÉtodos de mitigação e soluções
A Quem se Destina
Profissionais de nível técnico a superior com noções de instalações elétricas industriais e grandes complexos comerciais.