
PROTEÇÃO E SEGURANÇA RADIOLÓGICA
Entidade formadora reconhecida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente para ministrar formação obrigatória aos trabalhadores expostos, de acordo com a alínea j) do nº 3 do artigo 26º e da alínea d) do artigo nº 163º do Decreto Lei 108/2018 de 3 de dezembro.
Em paralelo o nº 1 do artigo 20º e a alínea a) do artigo nº 79 da Lei nº 102/2009 determina também que os trabalhadores expostos a um determinado fator de risco devem realizar formação relativamente ao risco em presença (radiações ionizantes).
Esta formação permite proporcionar aos trabalhadores expostos, bem como aos restantes trabalhadores e demais pessoal auxiliar com acesso à instalação onde se realiza a prática, a formação em proteção e segurança radiológica prevista pelo Decreto-Lei nº 108/2018, de 3 de dezembro.
Informações
Formador
Data
14 de janeiro de 2026
Duração
6 horas
Horário
09:00h - 13:00h
14:00h - 16:00h
Local
Modalidade
Valor
Conteúdos
Objetivos
No final da ação de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Adquirir conhecimentos e capacidades para melhorar o seu desempenho ao nível da otimização da proteção no âmbito da utilização de aparelhos geradores de radiação X e equipamentos portadores de fontes radioativas seladas para efeitos de radiografia, controlo de processo, controlo de qualidade, etc., bem como ao nível da conduta a adotar em caso de incidente, acidente ou emergência.
Programa
- Disposições Regulamentares e normativas
- Princípios Gerais Técnicos
- Organização da Radioproteção nos Serviços
- Tecnologias utilizando fontes seladas ou radiação X
- Funcionamento dos equipamentos e instalações
- Análise dos riscos ligados à utilização de fontes radioativas seladas
- Análise dos riscos ligados à utilização de fontes de radiação X
- Testes de aceitabilidade dos equipamentos e limites de tolerância
- Armazenamento, transporte e substituição da fonte no caso de aparelho contendo fontes radioativas seladas
- Procedimentos de emergência
- Estudo de alguns casos típicos, ilustrando o papel do profissional responsável pela segurança radiológica da instalação
A Quem se Destina
Trabalhadores expostos, incluindo todos os demais trabalhadores que possam ter acesso aos locais onde operam fontes de radiação.