
TÉCNICO RESPONSÁVEL DE SCIE – INSTALAÇÃO DE PARA-RAIOS
O mais recente Despacho 6868/2023 de 13 de janeiro, procede à primeira alteração ao Regulamento aprovado pelo Despacho nº 11832/2021 de 16 de novembro, que define os requisitos para o reconhecimento pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) da capacidade técnica dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção de equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE).
A proteção das instalações contra descargas atmosféricas e sobretensões é uma das mais importantes medidas para garantir a proteção das pessoas e das próprias instalações.
As atuais normas europeias e internacionais definem regras claras para que essas proteções sejam eficazes.
Para efeitos da acreditação pela ANEPC, os técnicos devem frequentar obrigatoriamente a Formação Geral e a Formação Específica referente ao equipamento e sistema para o qual se pretendem registar, (sendo indiferente a ordem pela qual realizam as respetivas formações).
O presente curso apresenta formação específica e as regras que devem ser adotadas por responsáveis pela instalação e pela exploração das instalações para garantir a proteção adequada contra aqueles efeitos.
Informações
Formador
Data
27, 29 de janeiro, 3, 5, 10, 12 e 19* de fevereiro de 2026
*Dia Presencial (Sede IEP - Matosinhos)
Duração
28 horas
Horário
16:00h - 19:30h
*09:30h - 13:00h | 14:00h - 17:30h
Local
Modalidade
Valor
Conteúdos
Objetivos
Conhecer a legislação e regulamentação em vigor aplicáveis à proteção de instalações contra descargas atmosféricas
Ser capaz de avaliar os riscos decorrentes das descargas atmosféricas
Identificar e selecionar os diversos meios de proteção das instalações
Aplicar as regras normativas mais atuais na instalação e na manutenção de instalações de para-raios
Programa
- Exigências regulamentares, nomeadamente o Regulamento Técnico de SCIE, notas técnicas da ANEPC, normas, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis.
- Descargas atmosféricas;
- Efeitos de uma descarga atmosférica
- Contexto regulamentar contexto normativo. (NP 4426, NP EN 62305 e NP EN61643 e respetivos guias práticos bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis).
- Sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
- Tipos de sistemas.
- Captação.
- Baixadas.
- Terras.
- Componentes.
- Proteção de pessoas.
- Distância de separação.
- Equipotencialidade.
- Proteção contra sobretensões.
- Instalação e manutenção de instalações de para-raios.
- Apresentação de casos práticos.
- Avaliação de conhecimentos (exame teórico)
A Quem se Destina
Técnicos responsáveis pela comercialização, instalação ou manutenção dos equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE): sistemas de para-raios
PRÉ-REQUISITOS
Todos os formandos deverão possuir a escolaridade mínima obrigatória.
Aqueles que pretenderem inscrever-se como técnicos de sistemas de para-raios na ANEPC, terão que frequentar também a formação geral (e cumprir com o previsto no QUADRO I no Anexo ao Regulamento).
Os técnicos com registo ativo na ANEPC, ao abrigo do artigo 15.º - A do Decreto-Lei n.º 220/2008 de 12 de novembro, estão dispensados da frequência da formação geral.
Aqueles técnicos que pretendem inscrever-se na ANEPC deverão realizar a formação específica no equipamento e a formação geral (a ordem da sua realização é indiferente, podendo primeiro fazer a formação escífica e depois a formação geral ou vice versa.